A estação se localiza no distrito de Kings Cross ,ao nordeste do centro da cidade, no borough de Camden. Encontra-se ao lado de outra estação de trem, a estação de St. Pancras.
Desta estação partem trens com destino a diferentes localidades do nordeste do Reino Unido, como por exemplo Cambridge, York, Durham, Newcastle e Edimburgo. Kings Cross também inclui uma importante estação de metrô, conhecida como estação de Kings Cross St. Pancras, uma grande estação de intercâmbios da rede de mêtro. No ano de 2005, existiam três companhias de trens que operavam na estação:
GNER - Serviços interurbanos na Linha Principal da Costa Este (East Coast Main Line).
WAGN - trens rápidos a Cambridge e King's Lynn, e serviços de proximidades do norte de Londres, e a Hertfordshire, Bedfordshire e Peterborough.
Hull Trains - Serviços interurbanos a Hull.
Expresso De Hogwarts (fictício): Trem que leva os alunos de Londres até a estação de Hogsmeade (nas redondezas de Hogwarts).
Kings Cross aparece nos livros de Harry Potter, de J. K. Rowling, como o ponto de partida do Expreso de Hogwarts. Na série, há na estação a Plataforma Nove e Meia (na tradução brasileira) ou Plataforma Nove e Três Quartos (no original), a qual somente bruxos podem embarcar. É nesta estação que os alunos de Hogwarts chegam, e é por ela que os alunos do primeiro ano vão até o castelo da escola de barco, enquanto o resto dos alunos vão por carruagens puxadas por testrálios invisíveis. Para chegar na plataforma, é preciso atravessar uma barreira mágica entre as plataforma 9 e 10. Em homenagem à série, a administração da plataforma, na vida real, instalou entre as plataformas 9 e 10, uma placa onde se lê: Plataforma 9 3/4.